Um estudo técnico realizado pela Associação dos Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres (Abrace) verificou que os impactos do preço da energia elétrica nas indústrias chegam a responder por mais de 25% do custo final de suas produções. Nos lares brasileiros, o peso da energia no custo final dos alimentos da cesta básica corresponde a 23,1% de seu preço. A energia é de fato um dos custos que necessitam de mais atenção dos brasileiros e dos empreendedores, e é importante saber como economizar nesse gasto tão presente. Para fazer isso, é preciso estar de olho na conta de luz!
O problema é que muitas vezes é difícil se encontrar em meio aos tantos dados disponíveis na fatura, e é fácil acabar se perdendo. Mas, se você não sabe ler sua fatura, como vai saber economizar nesses gastos? Por isso, trouxemos hoje um guia para a leitura de sua conta de energia! Continue lendo e saiba mais.
Como ler a conta de luz: um guia completo
A sua conta de luz representa o comprovante daqueles serviços prestados pela concessionária de onde vem sua energia. Com isso, além do custo da energia que você consumiu naquele mês, nela também estão presentes dados seus como cliente e dados sobre o seu consumo e seu medidor.
Além disso, é importante lembrar que ela também serve como uma fonte de registro para questões governamentais. Por isso, é informado a tarifa e tributos que constam para a energia que você está consumindo, além de dados como a qualidade da energia para o seu endereço.
Mas como entender a conta de energia?
No nosso país, não possuímos uma distribuidora única de energia elétrica. Assim, cada estado possui um modelo diferente de fatura.
Entretanto, a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) regulamenta a energia elétrica em todo o território nacional. A partir do exigido por ela, podemos entender melhor a nossa conta de luz.
Entendendo as informações presentes na conta de luz
Separamos cada uma das informações que a ANEEL exige que as distribuidoras apresentem na fatura, para você entender melhor com o que está lidando.
- Número de instalação: código que representa o consumidor no sistema da distribuidora.
- Data de emissão: mês que está sendo cobrado na fatura.
- Vencimento: data limite de pagamento da sua fatura.
- Dados cadastrais do cliente:informações sobre o consumidor ou sua empresa.
- Informações fiscais: número do cliente e nota fiscal, série, alíquota, ICMS e base de cálculo.
- Dados de leitura do medidor: data anterior de leitura e data atual do medidor.
- Valor total a pagar: valor completo da conta de luz, com dados de parcelamentos e doações, caso tenham sido feitos pelo consumidor.
- Histórico de consumo: seu consumo de energia elétrica dos últimos 13 meses.
- Notificações: avisos caso haja débitos e serviços em manutenção.
- Dados de instalação: classe de consumo, tipo de relógio e tensão nominal.
- Indicadores de qualidade de serviço: informações sobre a qualidade do da energia elétrica para o seu endereço.
- Tarifas: se dividem em dois grupos de acordo com a ANEEL, para classificar o consumidor. Grupo A: grandes comércios e indústrias. Grupo B: residências, empresas de pequeno porte, iluminação pública e instalações em zonas rurais.
- Bandeiras Tarifárias: sinalizam se houve ou não um aumento no custo de energia elétrica.
Como calcular sua conta de energia elétrica
Agora que você sabe o que cada dado de identificação na sua fatura significa, você pode calculá-la!
Calcular a energia elétrica de aparelhos específicos
Os consumos de energia são sempre indicados por kWh nos equipamentos e contas de energia. Para calcular o consumo, então, é só multiplicar a potência em Watts (W) pelo tempo de uso em horas (h) e dividir o resultado por 1000. Por lei, todos os equipamentos eletrônicos devem apresentar suas potências em suas embalagens ou manuais, então, para fazer esse cálculo é só encontrar essa informação nos equipamentos que você mais utiliza.
Por fim, para saber quanto você vai gastar por mês nesse aparelho, você precisa verificar qual a tarifa de energia de sua distribuidora, que você encontra na sua conta!
Calcular o gasto de energia mensal de um local
No caso do cálculo da sua energia em si, você precisa buscar a informação do total de energia consumido pela sua casa ou estabelecimento em seu medidor de energia. Essa informação estará disponível em kWh, e é a forma como a distribuidora calcula sua fatura
Quando um novo medidor é instalado, tudo registrado por ele é cobrado, mas a partir do segundo mês sempre haverá a diminuição da quantidade total de energia no medidor pelo registrado no mês atual.
Assim como em aparelhos, você deve cruzar esse dado com a tarifa de sua distribuidora para descobrir o quanto custará sua energia naquele mês.
Agora que você já sabe como calcular sua conta de luz, você já pode buscar estratégias para economizar no seus gastos. Nem sempre essa economia significa o desligamento de aparelhos ou redução do consumo de energia.
A Lead Energy é uma empresa inovadora que busca soluções para isso, com estratégias que exigem pouco investimento e garantem a diminuição do custo da sua conta de energia.
Se a sua conta mensal é superior a R$ 10.000, entre em contato conosco agora mesmo através de nosso site e conheça mais sobre nossas soluções! Podemos te ajudar a reduzir este valor em até 30%
Além disso, você também pode conferir nossas redes sociais e blog para saber mais sobre economia de energia.