Entenda sua conta de Luz e saiba como economizar

Entenda sua conta de Luz e saiba como economizar

Entenda sua conta de Luz e saiba como economizar

O pagamento da conta de luz é o que garante a nossa energia elétrica durante o dia a dia, muitas pessoas não se importam muito com as informações que estão impressas na conta, porém elas são tão importantes quanto o valor que você deve pagar e a data de vencimento, já que a própria distribuidora possui outras informações. 

Para lhe ajudar, preparamos um material para que você entenda sua conta de luz e saiba como economizar. Continue lendo e saiba mais! 

Saiba como funciona a conta de luz 

A conta de luz é conhecida como um comprovante sobre a quantidade de energia que você gasta por mês, lá você encontra todas as informações sobre a concessionária e o serviço que a empresa presta para disponibilizar energia até a sua casa mensalmente. Por isso, cada uma dessas informações é importante e algumas dicas ajudam até a economizar energia de uma maneira muito mais simples e prática. 

Além disso, é importante que você saiba que existem diversas distribuidoras de energia no Brasil, o que muda são as características das contas de luz ao redor do país, além disso, os impostos de cada estado são diferentes, tudo isso somado com o valor monetário determinado pela Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL, em R$/MWh ou em R4/kW. 

As informações que devem estar descritas na conta de luz 

A Resolução Normativa n° 414/2010 determina que algumas informações devam estar nas faturas de energia de todo o Brasil, mesmo que em ordens diferentes. 

  • Código de identificação: número da Unidade Consumidora ou da instalação;
  • Data de emissão: ano e mês de referência do consumo de energia elétrica;
  • Vencimento da conta: data com o limite de pagamento sem multas;
  • Dados do cliente: nome do consumidor ou empresa, endereço, unidade consumidora, dados do medidor, comprovante de residência e classificação do tipo de ligação;
  • Número da nota fiscal, número do cliente e ICMS, alíquota e base de cálculo;
  • Medidor com os dados de leitura anteriores, atual e a previsão da próxima leitura;
  • Valor total da conta de luz: nesse campo está o valor geral, sendo o da conta de luz e também de tarifas, parcelamentos de dívidas feitos por você e doações;
  • Histórico de consumo: consumo de energia dos últimos 13 meses; 
  • TUSD: tarifas e valores cobrados;
  • Bandeiras tarifárias: verde, amarela ou vermelha;
  • Notificações: Avisos e serviços que cobram alguma taxa;
  • Dados de instalação;
  • Dados de qualidade da empresa fornecedora.

Todas essas informações precisam estar em todas as contas de luz do Brasil. Mas além delas, também existem outras características que facilitam a leitura da conta de luz. 

Saiba como analisar a conta de luz 

Essas informações parecem super complexas, porém basta entender alguns conceitos e você saberá o que acontece com sua energia elétrica, e como sua conta de luz retrata isso. Conheça cada uma delas:

Tributos e encargos 

Os tributos federais, estaduais e municipais estão entre os responsáveis por fazer a conta de luz ficar com preços altos, já que os bens, serviços e produtos adquiridos geram tributos que necessitam ser pagos na conta mensalmente. Além disso, cada um deles possui as seguintes divisões:

Tributos federais

Os tributos federais, estaduais e municipais estão entre os responsáveis por fazer a conta de luz ficar com preços altos, já que os bens, serviços e produtos adquiridos geram tributos que necessitam ser pagos na conta mensalmente. E cada um deles possui suas próprias divisões. 

Tributos estaduais 

Os tributos estaduais do ICMS – Impostos sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços. 

Tributos municipais 

Custeio do Serviço de Iluminação Pública – CIP. 

Encargos setoriais 

Os encargos reúnem cerca de 9% do valor da energia, isso porque, as políticas do Governo Federal soma as implantações e desenvolvimento do setor elétrico dividindo nas contas de luz o valor gasto. 

Tarifas 

Para garantir que a energia elétrica chegue em todas as residências com qualidade, as tarifas são cobradas e separadas entre o grupo A e o grupo B. 

Grupo A 

No grupo A ficam as residências e estabelecimentos que gastam mais de 2,3 kV, ou seja, os grandes consumidores do setor elétrico. 

Grupo B

Esse grupo reúne os consumidores de baixa tensão, gastando menos de 2,3 kV. Ou seja, isso significa que esse grupo se compõe pela classe residencial e classe rural e até pela iluminação pública.  

Saiba como você pode economizar na sua conta de luz

  • Ao comprar novas lâmpadas, prefira as de LED, que são mais eficientes; 
  • Pinte as paredes e o teto com cores claras. Elas refletem melhor a luz, diminuindo a necessidade de iluminação artificial;
  • Evite acender lâmpadas durante o dia;
  • O ferro elétrico precisa estar ligado somente quando houver uma grande quantidade de roupas para serem passadas;
  • Evite ligar o ferro elétrico nos horários em que muitos outros aparelhos estiverem ligados. Ele sobrecarrega a rede de energia elétrica;
  • Não deixe o ferro elétrico ligado sem necessidade;
  • As roupas mais delicadas devem ser passadas primeiro. Ao final, você pode desligar o ferro e aproveitar seu calor para passar roupas leves;
  • Ao comprar geladeira ou freezer, observe se eles possuem o Selo Procel de Economia de Energia. Considere também as instruções da etiqueta laranja, que indicam o consumo médio mensal;
  • A instalação da sua geladeira deve ser feita em um local bem ventilado, evitando a proximidade com o fogão e com aquecedores ou áreas expostas ao sol. Deve haver um espaço mínimo de 20 cm dos lados, acima e no fundo, no caso de instalação entre armários e paredes; 
  • NÃO utilize a parte traseira do refrigerador para secar panos e roupas.

Conclusão

A Lead Energy possui um time de especialistas que podem ajudar sua empresa a planejar sua transição para o Mercado Livre de energia da forma mais vantajosa possível, além de auxiliar com diversas outras sugestões para economia de energia. 

Se a conta de energia da sua empresa é maior do que R$ 5.000 por mês, podemos te ajudar a economizar até 35% deste valor. Clique aqui e conheça mais sobre nossas soluções e realize uma simulação do quanto pode economizar. 

Além disso, você também pode conferir as nossas redes sociais e blog para ficar por dentro de muitos outros conteúdos sobre energia e como economizá-la. 

Entenda sua conta de Luz e saiba como economizar