Mercado Livre ou Energia Solar
Neste terceiro texto, vamos apresentar uma comparação direta entre a migração para o Mercado Livre e a instalação de painéis solares no telhado ou terreno da empresa. Estas são, atualmente, as alternativas mais populares para quem está buscando reduzir seus custos com energia elétrica.
Por isso, se você está em dúvida sobre o Mercado Livre de Energia ou a Energia Solar continue lendo e confira o material que nós da Lead Energy preparamos para você!
Já apresentamos as duas alternativas em textos anteriores:
- Mercado Livre significa assinar contrato com outro fornecedor para a energia, a preços e quantidades pactuados com o fornecedor, e encerrar o atual contrato de energia com a distribuidora. Esse é um processo totalmente documental, sem impacto físico na cabine do consumidor, exceto em alguns casos quando é preciso trocar o medidor de energia.
- Energia Solar é a compra e instalação de painéis solares no telhado ou em um terreno de propriedade do consumidor, de acordo com a área disponível e a quantidade desejada de energia a ser produzida pelos painéis. Esse é um processo com impacto físico nas instalações do consumidor, e que envolve envio de documentações e solicitações à distribuidora.
Direto ao ponto: qual o melhor entre as duas opções?
Resposta direta: depende. Não tem melhor, mas tem aquele mais adequado à sua situação.
Veja abaixo uma comparação clara e direta entre as alternativas.
Se o consumidor possui os recursos para pagar um painel solar, o benefício – a redução dos custos – começa assim que os painéis solares são instalados e conectados. É a situação de benefício mais direta e rápida. Contudo, se o consumidor não tem recursos ou não deseja fazer um investimento elevado no início do processo, aí vale a pena comparar claramente cada alternativa.
Os benefícios de cada uma das opções
O Mercado Livre, em relação à Energia Solar com financiamento, têm início da redução de custo e retorno mais rápidos. Porém a energia solar terá maior redução de custo quando ela iniciar. Além disso, a redução de custo no Mercado Livre está hoje em torno de 30%, enquanto a Solar pode chegar a 95%, dependendo do tamanho da instalação. Entretanto, a redução de 30% no Mercado Livre é constante ao longo do contrato (3 a 5 anos). Enquanto a Energia Solar terá redução decrescente por conta de que o atual subsídio no uso da rede (tarifa de transporte) tem um calendário de redução anual que começa com 85% neste ano e vai a zero em 2031 se o pedido de instalação for submetido à distribuidora até 07 de julho deste ano, ou vai a zero antes, em 2029, se o pedido for apresentado depois dessa data.
Nosso entendimento, portanto, é de que o Mercado Livre é mais atrativo hoje do que a Energia Solar. Principalmente se o critério for tempo de retorno e início do benefício. Além disso, o Mercado Livre também proporciona o uso certificado de energia limpa e renovável no seu negócio. Isso ajuda a abrir novos mercados e obter clientes que têm esse requisito para suas transações.
Contudo, nada impede, por exemplo, que possamos construir uma solução combinada de Mercado Livre e Energia Solar. Por isso, se você precisa ter Energia Solar instalada para atender requisitos de governança ESG e acelerar a redução do custo, essa combinação é a mais indicada.
E então? Vamos lá?
Acesse nosso site e realize uma simulação para descobrir o quanto você pode economizar. Lembrando que a análise não possui nenhum tipo de custo. Caso necessite entre em contato com um de nossos colaboradores para sanar todas as suas dúvidas.